Página Inicial / Geral / 15/10 CÂMARA DE GUARAPARI: Sessão solene e homenagens marcam o dia do professor em Guarapari, veja fotos dos homenageados

15/10 CÂMARA DE GUARAPARI: Sessão solene e homenagens marcam o dia do professor em Guarapari, veja fotos dos homenageados

SESSÃO SOLENE E HOMENAGENS MARCAM CELEBRAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR NA CÂMARA DE GUARAPARI
SESSÃO SOLENE E HOMENAGENS MARCAM CELEBRAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR NA CÂMARA DE GUARAPARI

A Câmara de Guarapari registrou a passagem do Dia do Professor, na tarde desta sexta-feira (15/10), promovendo uma emblemática sessão solene em homenagem aos profissionais da Educação, sob a coordenação da Comissão Permanente de Educação e Cultura do Poder Legislativo, formada pelos vereadores Professor Luciano (presidente), Fábio Veterinário (relator) e Dito Xaréu (membro).

Vereador Professor Luciano – Presidente 

Vereador Fábio Veterinário – Relator 

Vereador Dito Xaréu – Membro Ao todo, 23 professores do município, indicados pelos 17 parlamentares da Casa, receberam certificados de “Honra ao Mérito” pelos relevantes serviços prestados ao ensino público na cidade. Os educadores contemplados estiveram representando todo o Magistério de Guarapari. A cerimônia começou às 15 hs, no Plenário Ewerson de Abreu Sodré.

Estiveram presentes ao evento diversas autoridades municipais, dirigentes sindicais e representantes dos servidores da Educação, além de diretores, pedagogos, coordenadores e professores escolares. Quem representou o Poder Executivo, no evento, foi a titular da Secretaria Municipal de Educação, Tamili Mardegan da Silva. O deputado estadual Sérgio Majeski (PSB), membro da Comissão Permanente de Educação da Assembleia Legislativa, professor há 33 anos e mestre em Educação, também participou do evento. Todos foram saudados pelos integrantes da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, que discursaram em defesa da educação e dos professores do município.

No início da sessão, o presidente da CMG, vereador Wendel Lima (PTB) – que também é professor e já foi Adjunto da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) – deixou uma mensagem de valorização aos profissionais da educação e defendeu reposição salarial compatível com as perdas da categoria, em Guarapari. Em seu breve pronunciamento, Wendel afirmou que os professores de Guarapari são muito bem preparados, realizam cursos frequentes de formação continuada e fazem uso pedagógico de modernos processos de ensino-aprendizagem, mesmo em tempos de pandemia.

O presidente da Câmara também defendeu os educadores municipais e afirmou que é questão de mérito garantir, aos profissionais do Magistério, benefícios como adicionais de progressão na carreira; abonos; ticket-alimentação; salários em dia; reajustes anuais e a boas condições de trabalho. Wendel lembrou, ainda, que com a competência, experiência e qualificação dos professores, o município alcançou importantes resultados na edcucação: aumentou os índices de aprovação na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, reduziu a evasão escolar, obteve os melhores desempenhos no IDEB da Região Metropolitana da Grande Vitória nos últimos anos e aumentou o número de alunos de Guarapari aprovados no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) . 

PRONUNCIAMENTOS

Tamili Mardegan da Silva – Secretária Municipal de EducaçãoAinda na parte inicial da sessão solene, a titular da Secretaria Municipal de Educação, Tamili Mardegan da Silva, fez uma saudação aos professores e destacou os avanços obtidos pela categoria, na Rede Municipal de Ensino, onde estudam mais de 22 mil crianças. 

Alexandre Valim – Presidente do Sindicato das Escolas Particulares

Liliam Márcia – Diretora da Escola Darcy Ribeiro

Adriano Albertino da Vitória – professor e dirigente do SindiupesDurante a cerimônia, vários dirigentes sindicais, lideranças setoriais e representantes dos servidores da educação municipal fizeram uso da palavra para apresentar suas saudações, falar sobre as lutas da categoria por reposição salarial, melhores condições de trabalho, e também sobre os avanços já conquistados pelo município. 

Deputado estadual Sérgio Majeski (PSB):
Membro da Comissão de Educação da ALES
Em seguida, às 16 horas, o deputado estadual Sérgio Majeski (PSB) – membro efetivo da Comissão Permanente de Educação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, professor há 33 anos e mestre em Educação, com longa militância nesta área –, proferiu uma palestra sobre o panorama geral e os desafios da educação no Espírito Santo. 

 

ENTREGA DAS HOMENAGENS

O ponto alto da solenidade começou às 17 horas, com a entrega dos certificados de “Honra ao Mérito” aos professores que foram indicados pelos 17 vereadores do município. O gesto simbolizou o reconhecimento e a valorização da Câmara aos notórios serviços que o Magistério vem prestando à educação pública de Guarapari, nas unidades de ensino da rede municipal. Confira, na lista abaixo, a relação dos professores homenageados por cada vereador:

 

VEREADOR DENIZART ZAZÁ (Podemos)

Bruno de Deus e Magnago – Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), é professor de Tae-kwon-do e produtor cultural que desenvolve importante trabalho no fomento da cultura de Guarapari.

 

VEREADOR DUDU CORRETOR (Cidadania)

Marco Antônio dos Santos Nascimento – Irmão do Vereador Dudu Corretor, é formado em História e Pedagogia, e pós-graduado em Filosofia. Exerce a docência em Guarapari há aproximadamente 25 anos.

 

VEREADOR IZAC QUEIROZ (PP)

Karina Angélica Santiago Uchôa – Bacharel em Direito com especialização em Educação, Filosofia e Psicanálise, foi professora em Guarapari e participou da fundação de vários cursos superiores. É autora de artigos publicados em revistas e jornais da área de Direito e criadora do programa “O mundo do trabalho mudou, e agora?”, onde entrevista especialistas sobre o futuro do mercado trabalho. * OBS  – A homenageada não pôde comparecer e quem recebeu a honraria em seu nome foi a mãe dela, Maria do Socorro da Costa Uchôa.

 

VEREADORA KAMILLA ROCHA (PTB)

Deliane Rocha – Com 26 anos de carreira com muita alegria, entusiasmo e gratidão, Deliane leciona em dois horários na EMEIEF Professor José Antônio de Miranda, mas participou ativamente da fundação de três escolas em Guarapari: a EMEF Marinalva Aragão Amorim; a EMEIEF Professor José Antônio de Miranda; e o CEMEI Yeda Vieira Leal Torres.

VEREADOR LÉO DANTAS (Patriota)

Renata Santos Venturini – Pedagoga com mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, é pós-graduada em “Políticas Públicas de Inclusão Escolar” pela Universidade de Sassari (Itália) e autora de publicações nacionais e internacionais na área de Educação Especial. Atualmente, é professora de Educação Especial na Escola Internacional Americana de Vitória.

VEREADOR MARCELO ROSA (PL)

Dalila Santos Lima –  Iniciou sua vida Profissional em 1997, na Escola Ormy Loureiro de Almeida. no Bairro Lameirão, mas é pós-graduada em Educação Infantil, Supervisão Escolar e Educação Especial e Inclusiva. Atua como coordenadora de turno na Escola Regular Darcy Ribeiro e na APAE, como professora da área de “Educação Especial”.

 

VEREADOR MAX JÚNIOR (Avante)

Kennya Corrêa Bichi dos Santos – Funcionária pública efetiva desde o ano de 2012, trabalha com crianças especiais na “Sala Multifuncional” da Escola Professora Maria Marta Dalla Warcaya, e na Educação Infantil do CEMEI Clarionício Ramalhete, onde se dedica integralmente à regências de classe.

 

VEREADOR DR. FRANZ (PP)

Giovani Silva Costa – Professor e coordenador escolar das redes municipal e estadual de educação há 38 anos, atualmente trabalha no no Núcleo de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Educação (SEMED), onde desenvolve importantes projetos e métodos de ensino-aprendizagem e de aperfeiçoamento profissioal para educadores e alunos  de Guarapari. *OBS – O vereador Dr. Franz justificou sua ausência, por motivos particulares, e quem entregou a honraria ao seu homenageado, professsor Giovani, foi o presidente da CMG, Wendel Lima.

 

VEREADOR OLDAIR ROSSI (DEM)

Patrícia Castro de Paula –  Formada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco, tornou-se especialista em Educação ao concluir pós-graduação em “Gestão”. Durante sua trajetória de 33 anos de serviços prestados ao ensino público, atuou na Secretaria Municipal de Educação, na Secretaria Municipal do Turismo, no Gabinete do Prefeito e nas escolas Rosa Simões de Almeida, Lúcia Sasso Bandeira, Zilnete Pereira Guimarães e Ana Rocha Lyra, onde atualmente ocupa o cargo de Diretora Adjunta.

 

VEREADOR RODRIGO BORGES (Republicanos)

Maria Izabel Pinheiro – Formada em Pedagogia, trabalhou em diversas escolas do município, tornando-se efetiva na Escola Zilnete Pereira Guimarães, onde atuou como professora no turno matutino e coordenadora no turno vespertino.

VEREADORA ROSANA PINHEIRO (Cidadania)

Nadia Roberta Brambati Gomes Sobrinho – Iniciou sua carreira profissional em 2004 como contratada por designação temporária na Rede Municipal de Ensino. Com sua diligente atuação e habilidades didáticas, foi convidada a assumir o cargo de Diretora Escolar em 2010 e atua na gestão escolar até a presente data, deixando marcas significativas por onde passa.

VEREADORA SABRINA ASTORI (DC)

Maria da Penha Bubachi Astori – Com 28 anos de carreira e perto de se aposentar, iniciou sua carreia na Escola Arlindo Gobbi como auxiliar de secretaria e depois, assumiu como professora substituta. Também cursou o adicional de Língua Portuguesa e começou a lecionar no período de 1984 a 1996, quando foi aprovada em seu 1° concurso público. 

 

VEREADOR WENDEL LIMA (PTB)

Odete Severina Costa  – Com 51 anos de idade, é servidora da Prefeitura de Guarapari desde 1993, mas foi efetivada em 1999 e atualmente está lotada na escola Darcy Ribeiro, no Bairro São José. * A homenageada não pôde comparecer e seu certificado de “Honra ao Mérito” será entregue posteriormente, na Câmara de Guarapari.

 

VEREADOR ZÉ PRETO (Patriota)

Daiana Souza Oliveira Rocha – Nascida e criada em Guarapari, é licenciada em Artes e formada no Curso de Pedagogia, desde 2017, na Faculdade Pitágoras. Atualmente desempenha a função de Assessora Parlamentar.

Raíza Nestor de Jesus – Formada em Pedagogia, estagiou na Prefeitura de Guarapari, no ano de 2018, atuando no atendimento de alunos especiais. Devido à esta experiência, cursou pós-graduação em “Educação Especial” e hoje exerce o cargo de monitora de informática na Escola Jorge Bouery Sobrinho.

 

VEREADOR PROFESSOR LUCIANO (PDT)

Ovídia Ucelli Vargues Dubke – Pedagoga com curso de pós-graduação em “Alfabetização e Letramento na Educação Infantil” e também em “Inclusão e Gestão Educacional”. Professora da Rede Municipal de Ensino há 15 anos, já exerceu o cargo de Diretora Escolar.

Adriana Simões Carnetti Oliveira – Com 25 anos de atuação no Magistério, é formada em Pedagogia e pós-graduada em “Orientação Escolar e Alfabetização”. É professora efetiva da Rede Municipal desde 1999 e atualmente trabalha na Escola Ana Rocha Lyra. Também é orientadora educacional efetiva, desde 2011, exercendo a função atualmente na Escola Jorge Bouery Sobrinho, no Bairro Bela Vista.

Alcimara Nascimento Coradelo – Com quase 15 anos de bons serviços prestados à Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em designação temporária, iniciou sua carreira profissional em 2001, enquanto trabalhava na secretaria escolar da EEEFM Zuleima Fortes Faria.

 

VEREADOR FÁBIO VETERINÁRIO (PSB)

Josué de Araújo Garcia – Coordenador da área de educação do Ensino Fundamental II, é professor de Educação Física da rede municipal, já lecionou em escolas públicas estaduais e hoje atua nas escolas Maria Ramalhete Corrêa, José Antônio de Miranda, Constantino José viera e Florisbela Lino Bandeira.

Germano Borges Netto – Formado em Pedagogia, com pós-graduação  na UVV, já lecionou em várias  escolas, tais como Cenec, Juventina  Simões,  Escola Estadual de Rio Claro e Polivalente, tendo sido diretor e professor  de cursinho pré-vestibular em Guarapari. Também já foi diretor do Detran  de Guarapari  por  15 anos, exerceu dois  mandatos  de vereador e atua no setor empresarial do município há mais de 40 anos.

Etiene Scarparo Silva – Com vasta experiência pedagógica, já lecionou na EMEF Presidente Costa e Silva; na Escola Polivalente Dr. Silva Melo, na Escola Dr. Roberto Calmon; na Escola de 1º e 2º Graus Sol Nascente; na Administração de Ensino Superior de Guarapari; na EEEM Guarapari; na Editora e Distribuidora Educacional Pitágoras; e no Maxime Centro Educacional.

VEREADOR DITO XARÉU (PSDB)

* OBS – Na foto acima,  a secretária de Educação Tamili Mardegan da Silva
posa ao lado das três professoras homenageadas pelo vereador Dito Xaréu.

 Ticiana Almeida Sant’ana – Formada em Pedagogia, pós-graduada em Educação Especial, em Educação Infantil e Séries Iniciais, é coordenadora escolar e há 5 anos atua no setor de Educação.
Adriana Rosa de Souza – Professora pós-graduada, atua na Prefeitura de Guarapari há mais de 20 anos, sendo servidora municipal efetiva exercendo o cargo de regente de classe, na Escola Rosa Simões de Almeida.
Adriana Francisco Oliveira Santos – Trabalha na área de educação desde 2008. Já atuou como diretora, pedagoga e formadora na Educação Especial e atualmente trabalha no CEMEI Acidolino Borges e na Escola Maria das Graças Sant’Ana Menario, como professora de Educação Especial.

 

Assista o vídeo abaixo e acompanhe entrega de homenagens
aos professsors, Sessão Solene da Câmara de Guarapari:

Você pode Gostar de:

PC/ES prende acusado de violentar menina de apenas cinco anos que faz parte da família do suspeito

A equipe da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) prendeu um homem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *