Página Inicial / Geral / 23/03 ES: Governo do Estado amplia mais sete leitos clínicos de retaguarda em Vitória

23/03 ES: Governo do Estado amplia mais sete leitos clínicos de retaguarda em Vitória

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, na manhã desta terça-feira (23), no Hospital Vitória, em Andorinhas, na Capital, para o anúncio de ampliação de mais sete leitos clínicos de retaguarda. No total, o Estado passa a disponibilizar no Hospital Vitória, 35 leitos clínicos de enfermaria para pacientes crônicos em atendimento de casos não Covid-19. Essa é mais uma ação do Programa Estadual “Leitos para Todos”, por meio da contratualização com o hospital no valor de R$ 750.750,00 por mês.

No último dia 13, o Governo do Estado já havia anunciado 28 leitos na mesma unidade, que agora passa a disponibilizar mais sete leitos. De acordo com Casagrande, esses leitos para pacientes com outras enfermidades vão permitir que o Estado libere leitos para pacientes com o novo Coronavírus (Covid-19) em unidades de referência para tratamento da doença.

“Estamos fazendo um esforço gigantesco para abrir leitos e que não falte atendimento a nenhum capixaba. Até o início da próxima semana, vamos abrir outros dez leitos de UTI Covid-19 no São Lucas. Ontem chegamos a 745 pessoas internadas somente por Covid nos 816 leitos disponíveis. A velocidade de ocupação dos leitos é muito superior à nossa capacidade de abertura de novos”, afirmou o governador.

Casagrande voltou a pedir a adesão da população às medidas previstas na quarentena de 14 dias no Estado. “Uma parte das pessoas têm feito protestos, carreatas e até manifestações, mas peço que todos vocês se protejam, não causem aglomeração e proteja a família de vocês. Sei da angústia de quem talvez se sinta prejudicado pela quarentena, mas a angústia será muito maior se colocar algum parente em risco. O momento exige decisões, sendo simpáticas ou não. Em um momento de guerra como este, precisamos tomar as decisões que precisam ser tomadas”, enfatizou.

Segundo o subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa, a expansão de leitos realizada pelo Governo do Estado visa também a leitos não Covid-19. “Para garantir o acesso ao tratamento integral de todos os pacientes”, completou.

Leitos para Todos

O Programa Estadual “Leitos para Todos” foi instituído pelo Governo do Espírito Santo em abril de 2020, por meio da Portaria Nº 071-R, como estratégia de qualificação e reestruturação da rede de atenção à saúde e fortalecimento do papel da regulação do Estado, com o objetivo de garantir o acesso à atenção hospitalar a todos os pacientes que desenvolverem formas graves da Síndrome Respiratória Aguda Grave, entre elas, o novo Coronavírus (Covid-19).

Deste modo, a Secretaria da Saúde (Sesa) estruturou uma ampla reforma nas áreas físicas das unidades hospitalares próprias e também um processo de contratualização de leitos em hospitais filantrópicos, federais e privados.

Diariamente, o Governo do Estado atualiza os dados da ocupação de leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba, disponível no link: https://coronavirus.es.gov.br/painel-ocupacao-de-leitos-hospitalares

 

Você pode Gostar de:

Johnson & Johnson: EUA pedem pausa em aplicação de vacina

Agências federais de saúde dos Estados Unidos (EUA) recomendaram nesta terça-feira (13) uma pausa na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *