Página Inicial / Fiscalização / 29/03 AGORA: Infecções simultâneas e mutações do coronavírus preocupam cientistas

29/03 AGORA: Infecções simultâneas e mutações do coronavírus preocupam cientistas

A identificação de novas variantes e a descoberta de que uma pessoa pode ser infectada ao mesmo tempo por diferentes linhagens do coronavírus acenderam um alerta na comunidade científica. Mas, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense acreditam que as mutações e os casos da chamada coinfecção não devem afetar o desempenho das vacinas produzidas até agora. 

O virologista e geneticista Rodrigo Brindeiro, da UFRJ, diz que não é possível confirmar a diminuição da capacidade de resposta dos imunizantes. O professor sugere, ainda, que o fato dessas linhagens já estarem circulando há algum tempo no Brasil conta favoravelmente para o processo de imunização.

Outro ponto positivo é o domínio da tecnologia na produção das vacinas, o que facilitaria a adaptação das doses para uma resposta imunológica que também fosse eficaz contra as novas variantes. A avaliação é do virologista da UFF, professor Rafael Brandão.

Brandão também afirma que ainda é cedo para concluir os riscos que as novas cepas podem representar.

Os pesquisadores seguem monitorando as mutações e as incidências delas nas reinfecções. Ambos ressaltam que a melhor forma de evitar a covid-19 até a vacinação atingir grande parte da população é manter as medidas de contenção da doença. 

Fonte: Lígia Souto – Rio de Janeiro Foto: Arquivo

 

Você pode Gostar de:

PF prende cinco em flagrante por furtar agências bancárias e aplicar golpes em bancos de vários Estados da Federação

Rio de Janeiro/RJ – Na segunda-feira, 26/7, a Polícia Federal, em conjunto com a Força …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *