Página Inicial / Geral / ANCHIETA: gestão será encerrada com diversas obras entregues e em execução

ANCHIETA: gestão será encerrada com diversas obras entregues e em execução

A atual gestão, que finaliza seu quadriênio no próximo dia 31, assumiu a Prefeitura em 2017 com receita em queda e dívidas para pagar, deixadas pela gestão anterior, conforme levantamento da Secretaria da Fazenda. De lá para cá, a equipe sob o comando do prefeito Fabrício Petri arrumou a casa, sanou as dívidas e limpou o nome de Anchieta, conseguindo com isso emendas parlamentares. Além disso, fomentou emprego e renda com diversos projetos desenvolvidos e executou muitas obras na sede e no interior do município.

A Prefeitura de Anchieta fez um levantamento das obras que foram concluídas desde 2018 e outras que estão caminhando para finalização. São obras importantes em vários pontos da sede e do interior do município. De acordo com o titular da Secretaria de Infraestrutura, Leonardo Abrantes, os investimentos foram pensados para dar mais acessibilidade, segurança e comodidade aos moradores de Anchieta e aos turistas.

Segundo Abrantes, essas recentes conquistas se dão pelo fato da atual gestão saber gerir os recursos, investir com responsabilidade e ter pés no chão. Conforme o secretário, a Prefeitura, em 2017, sentindo drasticamente as perdas em sua receita com a paralisação da Samarco, tomou outro rumo e começou a ensinar a pescar. “A atual gestão arrumou a casa, cortou despesas e começou a trabalhar com foco no desenvolvimento”, disse.

Segundo um levantamento da atual gestão, em 2017 a Prefeitura de Anchieta criou e implantou o Programa Anchieta Criativa e Empreendedora, que com diversos projetos conquistou prêmios, recursos de convênios para investir na infraestrutura da cidade e no desenvolvimento econômico e social de sua gente.

E vemos que realmente vários investimentos importantes foram feitos em Anchieta. Mesmo com uma receita menor, comparada com gestões anteriores, a Prefeitura conseguiu feitos inéditos para fomentar emprego e renda na cidade. Na região, mesmo enfrentando uma crise financeira, Anchieta sempre se destacou quando o assunto era contratação de novos empregos formais. Além disso, captou diversos recursos dos governos estadual e federal – uma fato inédito no município, que antes, com a Samarco em plena operação, só dependia de recursos próprios. Também nos últimos três anos com receita própria pode realizar diversas obras.

Conforme o prefeito, algumas obras já foram entregues, como a drenagem e pavimentação de ruas em comunidades rurais e no bairro Cantagalo, além da reforma de unidades de saúde e quadras poliesportivas. Já outras, seguem em execução e em breve serão entregues aos moradores, como a orla da Praia de Castelhanos, a pavimentação de ruas nos bairros Anchieta, Planalto e Nova Anchieta.

CONFIRA:

Drenagem e pavimentação de ruas na sede e no interior

Um grande número de ruas de Anchieta estão recebendo serviços de drenagem e pavimentação. Estão sendo contempladas comunidades rurais e bairros da sede. Nos bairros Nova Anchieta, Planalto e Anchieta, 29 ruas estão sendo atendidas com os serviços. Obras como essa também foram executadas nas comunidades de Simpatia, Piratininga, Alto Pongal, Itaperoroma Alta, Dois Irmãos de Olivânia, Limeira,  Itaperoroma Baixa, entre outras.

Mercado Municipal de Peixes ganha reforma

As obras de reforma do Mercado Municipal de Peixes foram entregues este mês. As obras deixaram o local mais acessível e bonito.

Reforma e manutenção em 31 escolas

No município de Anchieta 12 escolas receberam reforma e ganharam novas mesas e cadeiras, além da instalação de ventiladores. Outras 19 unidades receberam pinturas e reparos predial. No ano passado a escola de Jabaquara foi totalmente reformada.

Já em Mãe-Bá, a Prefeitura finalizou a obra de construção da nova creche Enide Corrêa. Em Iriri, com apoio do governo do Estado, já foi concluído o novo Centro de Educação Infantil Tom & Jerry.

Revitalização de orlas

Em Anchieta, a orla da Praia Central foi revitalizada e ganhou diversas melhorias. Outras duas orlas estão sendo revitalizadas: Castelhanos e Costa Azul, em Iriri. A reurbanização dessas orlas impediu que todos os quiosques do município fossem demolidos, conforme determinação da Justiça Federal transitado e julgado em 2016. Em Castelhanos a obra é realizada mediante um convênio com o governo estadual. O local irá ganhar novos quiosques, ciclovia, calçadão, banheiros e pavimentação da avenida principal

Em Iriri, a Praia da Costa Azul será totalmente revitalizada com construção de novos quiosques e locais para venda de água de coco, bem como diversas outras adequações para tornar o local mais atrativo e acessível.

As orlas de Parati e Inhaúma receberam melhorias no ano passado, assim como a orla beira rio da comunidade de Jabaquara.

Unidades de Saúde recebem reforma e ampliação

Oito Estratégias de Saúde da Família (ESF) de Anchieta receberam reforma e instalação de acessibilidade. Além delas, o Pronto Atendimento Municipal também irá ganhar melhorias.

Muro de contenção em dois pontos da Praia Central

A Prefeitura de Anchieta, com apoio do governo do Estado, construiu um muro de contenção da maré na Ponta dos Castelhanos, onde, desde 2015, o mar danificou a rua e invadia residências. Hoje o local está mais bonito e seguro.

Também na Vila Samarco foi edificado um muro de contenção com as mesma engenharia. O local ainda ganhou pavimentação das ruas adjacentes, asfaltamento da avenida Beira Mar e reconstrução do calçadão. Essa obras foram realizadas com recursos próprios do município.

Parque Municipal será inaugurado em breve em Anchieta

Os serviços estão na reta final para concluir as obras de construção do Parque Sede da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Papagaio, em Anchieta. O parque fica localizado entre os bairros Nova Jerusalém, Benevente e Nova Esperança. As obras contemplaram a construção de um prédio para a gestão da RDS, com auditório com capacidade de 40 lugares, um novo viveiro de mudas, um circuito de caminhada com trilha percorrendo os 14.000 m² do parque, além de um playground e um mirante com área de convivência.

 

CONFIRA AS OBRAS CONCLUÍDAS E EM EXECUÇÃO – 2018 a 2020:

OBJETO SITUAÇÃO
Reforma do Mercado Municipal de Peixes Concluído
Revitalização da Orla da Praia Costa Azul, em Iriri Execução
Revitalização da Orla de Castelhanos                     Execução
Revitalização Orla da Praia Central Concluído
Extensão de Rede Rural Execução em 2020
Muro  de Contenção da maré e reconstrução de via  na Vila Samarco Concluído
Pavimentação de 10 ruas no bairro Anchieta Execução

 

Pavimentação de 09 ruas no bairro Nova Anchieta Execução
Construção da Ponte de Dois Irmãos de Olivânia  Concluído
 

Pavimentação Rural: Alto Pongal (Rua Carlos Salvareis; Rua Albino Salarini; Silvio Passamani); Piratininga (Emboacica) (Rua 05); Arerá (Rua 06); Limeira (Projetada – ao lado da ESF, Projetada; Itaperoroma Baixa (Rua 01; Rua 02); Itaperoroma Alta (Rua 01); Simpatia (Rua 01); Belo Horizonte (Rua 01, Rua 02).

 

 

 

Finalizado / Execução

 

Construção da  Creche Tom e Jerry Finalizado 
Construção Creche de Mãe-Bá Finalizado
Reforma correios de Recanto do Sol, Planalto e  Castelhanos Finalizado
Reforma correios de Jabaquara Execução
Reforma das Escolas: Amarilis Fernandes Garcia  Jocelina Nogueira e Patrícia Roffes Finalizado
Reforma das Escolas: Dulcineia Silva Lírio, Alcides Ceccon, Elson Garcia e Professora Genelice Ramos Finalizado
Reforma das escolas: Novo Horizonte e Manoel de Paula Serrão Finalizado
Reforma de Escolas:  Córrego da Prata, Duas Barras, Mariana da Purificação Simões Finalizado
Pavimentação de 09 ruas no bairro Planalto Execução
Construção da  Creche Tom e Jerry Finalizado 
Construção de Praça no bairro Nova Esperança Finalizado
Muro de Contenção Ponta dos Castelhanos Finalizado
Construção do espaço DiverCidade  

Finalizado

Construção de Ponte sobre o Rio Una Finalizado
 

Pavimentação Rural

Pé do Morro, Itapeuna, Baixo Pongal, São Lourenço, Olivânia, Limeira, Córrego da Prata, Segundo Território

 

 

 

Finalizado

Reforma de decks e orlas: Iriri, Jabaquara e Parati Finalizado
 

Reforma de praças, decks e orlas:  Ubu, Inhaúma, Vila Samarco, Vila Olímpica e Porto de Cima

 

Finalizado

Reforma da Cozinha, Vestiário e Campo de Mãe-Bá  

Finalizado

Reforma Caixas de Água:

Belo Horizonte, Arerá, São Mateus, Itaperoroma Alta, Chapada do A e Itapeuna

Finalizado
Pavimentação Rural em Dois Irmãos de Olivânia Finalizado
Pavimentação Bairro Cantagalo (12 ruas) Finalizado
Reforma do Centro do Idoso Finalizado
Reforma das  quadras Poliesportivas de Arerá e Parati Finalizado
Reforma da Quadra de Nova Anchieta / Planalto Finalizado
Reforma e construção de salas no Centro Administrativa II Finalizado
Reforma Escola de Jabaquara Finalizado
 

Reforma do Gesso do PA

Finalizado

 

 

 

 

Você pode Gostar de:

12/04 AGORA: PF desarticula transporte de drogas em aviões

Belo Horizonte/MG – Na manhã de hoje (12/4), a Polícia Federal deflagrou a Operação Policial “FLIGHT …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *