Página Inicial / Geral / CASAGRANDE PARTICIPA: Curso de Formação Profissional para mais de 400 candidatos aprovados para a 4ª fase do Concurso Público da Polícia Civil do Espírito

CASAGRANDE PARTICIPA: Curso de Formação Profissional para mais de 400 candidatos aprovados para a 4ª fase do Concurso Público da Polícia Civil do Espírito

O Governo do Estado realizou, nesta segunda-feira (31), a aula inaugural das disciplinas on-line do Curso de Formação Profissional para os mais de 400 candidatos aprovados para a 4ª fase do Concurso Público da Polícia Civil do Espírito Santo (Edital nº 001/2018).

A primeira etapa do curso será realizada na modalidade virtual, com aulas on-line realizadas pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). Já a segunda etapa será presencial, com aulas ministradas pela Academia da Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol).

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou da aula on-line inaugural e fez uma saudação aos alunos.  

“Quero cumprimentar os novos policiais civis e que de fato irão fazer parte da nossa instituição.

Estamos iniciando o curso após um longo período em que superamos a burocracia e algumas questões relativas à pandemia. O trabalho de um policial, em síntese, é proteger a vida das pessoas e dar segurança”, afirmou.

Casagrande falou também sobre os desafios na área da segurança pública, cujos policiais têm papel fundamental nesse trabalho.

“Ainda temos desafios a alcançar e só não avançamos mais, pois não tivemos continuidade de políticas públicas na área. Estamos realizando um conjunto de ações dentro tarefa complexa que é enfrentar o mundo do crime.

Agora vocês estão assumindo esse papel e essa tarefa. Ser servidor público é uma opção, mas que passa a ser uma missão. Para ser policial tem que ter identidade, vocação e precisa ser algo que vocês tenham vontade de exercer. Vocês estão entrando em uma instituição histórica e tenho confiança que vocês irão enriquecer nossa Polícia Civil”, declarou.

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, iniciou a sua fala agradecendo a todos os envolvidos que materializaram o sonho da parceria da PCES, por meio da Acadepol, com a Esesp.

“Com essa parceria foi possível economizar cerca R$ 6 milhões dos cofres públicos do Estado, com qualidade de conhecimento e qualidade de aprendizado. Quando falamos de Esesp, falamos da melhor escola de serviço público que temos”, disse.

Arruda deu boas-vindas ao corpo docente da Esesp e deu um recado aos alunos, novos policiais civis. “Nessa formação, que é uma nova etapa na vida de vocês, eu tenho falado que muitos de vocês podem estar em busca de salário, mas ser policial é um sacerdócio, é uma entrega, é ter aquela sensação que tem que servir ao próximo, ao outro.

Vocês, policiais, são separados da sociedade, para servir a sociedade, e é assim que nós esperamos na Polícia Civil. Sejam muito bem-vindos e aproveitem ao máximo das suas aulas para que possam levar esse aprendizado para a vida inteira”, pontuou o delegado-geral.

O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, também participou da aula. “Damos as boas-vindas a todos que estão ingressando no curso de formação. Que todos venham com a plena consciência do papel a ser exercido nessa grande instituição, que é a Polícia Civil.

É importante que vocês saibam qual o papel e importância dos policiais na sociedade capixaba. Vocês serão essas pessoas. É uma profissão muito difícil e que vai exigir muito. Esperamos que vocês possam auxiliar o Governo do Estado na redução da violência e da criminalidade”, asseverou.

A diretora presidente da Esesp, Nelci Gazzoni, destacou que, por meio da plataforma, serão realizados 22 cursos, que têm previsão de término no próximo dia 09 de julho.

“Com empenho, dedicação e comprometimento, a Esesp vem alcançando níveis elevados de excelência nas ações desenvolvidas”, comentou.

O diretor da Academia da Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol), delegado Joel Lyrio, lembrou que foram necessárias adequações para dar continuidade ao certame, que sofreu com atrasos provocados pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

“Quero tranquilizar os alunos que podem estar apreensivos, que o processo está consolidado, sedimentado. Nosso desejo é que durante a formação, vocês se sintam preparados para mudar o mundo na sua nova profissão.

Trabalhando para servir, proteger, o que é importante para a sociedade capixaba”, disse.

Aulas e aprovação

A parceria firmada entre a Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES) e a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) destina-se à execução de cursos na modalidade on-line, com transmissão em tempo real.

O material didático será disponibilizado pelo professor, fornecido ao candidato via e-mail e informado no momento da matrícula. A plataforma das disciplinas on-line é de responsabilidade da Esesp e a presença nas aulas será computada pelos professores.

A avaliação das disciplinas on-line acontecerá de forma presencial, após o encerramento de todas elas, respeitando os protocolos de distanciamento e prevenção à Covid-19. A média mínima de aprovação, de caráter eliminatório, é de sete pontos.

Você pode Gostar de:

21/06 AGORA: Policiais civis e a agentes da PRF atuam na operação estrada Segura combate crimes na BR-101

Policiais civis da 74ª delegacia de polícia (DP) de Alcântara e agentes da Polícia Rodoviária …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *