Página Inicial / Cultura / CASAGRANDE: realiza encontro com gestores de cultura do Espírito Santo

CASAGRANDE: realiza encontro com gestores de cultura do Espírito Santo

O Governo do Estado realizou, na terça-feira (09), a solenidade de abertura do Encontro dos Novos Gestores da Cultura do Espírito Santo, com a participação do governador Renato Casagrande. O evento, organizado pela Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES) e a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), está sendo transmitido pelo canal da Secult no Youtube.

O evento tem por objetivo a troca de experiências e conhecimento entre os novos gestores, entidades e convidados, traçando uma agenda comum para as políticas públicas da cultura do Estado. Entre os temas estão a importância da parceria entre os municípios e a execução e os legados da Lei Aldir Blanc.

Em sua fala, o governador Renato Casagrande fez uma saudação aos novos gestores da área. “Estamos trabalhando com os instrumentos necessários para termos mais cultura em nossos municípios. Um conjunto de ações para valorizar a cultura e compreender que ela está relacionada à autonomia financeira, à personalidade da população e à identidade do Estado. A gente não vive sem cultura, não tem felicidade sem cultura, que é um direito de todos. Cabe à Administração Pública ofertar cultura para todos”, disse.

De acordo com Casagrande, o saldo da Lei Aldir Blanc é fundamental, assim como é importante o envolvimento de todos os congressistas. “Esse recurso foi fundamental para quem sobrevive da cultura e foi afetado por conta da pandemia”, explicou.

O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, relembrou o trabalho que vem sendo executado nos últimos anos e a intensificação da agenda municipalista por conta da Lei Aldir Blanc.

“Esse encontro de hoje é consequência de um processo muito intenso e rico que temos vivido em conjunto com os municípios a partir do desafio da Lei Aldir Blanc e, ao mesmo tempo, o encontro de hoje é disparador para uma agenda intensa e municipalista para a cultura capixaba. De maneira colaborativa, a Secult é parceira na construção de novos horizontes para as políticas públicas de cultura de norte a sul do Espírito Santo”, pontuou o secretário.

A abertura do evento contou ainda com a palestra do ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira. Também participaram o presidente da Amunes, Gilson Daniel, que é secretário de Estado de Governo; o superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo; a presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais da Cultura e secretária de Cultura do Governo do Pará, Úrsula Vidal; e o senador Fabiano Contarato. Neste primeiro dia, gestores de 40 dos 78 municípios participaram do evento. Na quarta, as palestras continuarão sendo transmitidas pelo Youtube.

 

 

Você pode Gostar de:

10/04 AGORA: aumento de casos de covid em menores de 59 anos supera 1.000%

Os casos de covid-19 nas faixas etárias de 30 a 39 anos de idade, de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *