Página Inicial / Educação / ESCOLA DE LINHARES-ES OFERECE OFICINA PARA A OLIMPÍADA DE HISTÓRIA

ESCOLA DE LINHARES-ES OFERECE OFICINA PARA A OLIMPÍADA DE HISTÓRIA

A próxima quarta-feira (20) é o ultimo dia para as escolas garantirem a inscrição para a 11ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). E uma das unidades da rede estadual que já garantiu a vaga é a Escola José de Caldas Brito, localizada em Linhares.

Segundo o diretor Israel Augusto Moreira, este é terceiro ano seguido que a unidade participa da olimpíada. A curiosidade é que a escola oferta apenas o Ensino Fundamental e que há grande empenho dos alunos, participando de oficinas para se saírem bem na prova.

“Desde 2017 entre 40 a 60 alunos participam da Olimpíada de História. Acredito que essa iniciativa é devido ao engajamento de professores e alunos”, contou Israel.

O preparatório para a olimpíada é feito em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campos Linhares, em que os professores de História auxiliam os estudantes com oficinas no contra turno.

As escolas interessadas que ainda não se inscreveram, devem acessar o link https://bit.ly/2TKJkl0 e efetuar a inscrição.

A olimpíada

A competição terá seis fases online, além da final presencial, que será realizada na Unicamp, em Campinas (SP). A aplicação da primeira fase da Olimpíada será no dia 6 de maio e a sexta e última etapa no dia 15 de junho.

As provas são realizadas durante as etapas – com duração de uma semana cada – pelas equipes formadas por um professor de História e três alunos. As respostas (questões de múltipla escolha e realização de tarefas) podem ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas.

Ao completar as seis fases online, as equipes finalistas participam da grande final presencial na Unicamp, nos dias 17 e 18 de agosto. Na final, os grupos realizam uma prova dissertativa no sábado e, no dia seguinte, participam da premiação com entrega de medalhas.

O principal diferencial da ONHB em relação a outras competições é que ela não exige que os alunos tenham conhecimento do assunto previamente, uma vez que a metodologia permite que a equipe discuta, pesquise e analise as questões entre si, com apoio do professor. Além disso, por meio dos conteúdos e do estudo aprofundado dos temas em História do Brasil, a Olimpíada ajuda a preparar os participantes para vestibulares, concursos e prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre outros.

Fonte/Foto: Assessoria Sedu

Você pode Gostar de:

ES NA FRENTE: Casagrande anuncia utilização de carros elétrico, mais economia e menos poluição

O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou, nesta segunda-feira (24), a entrega de dez carros …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *