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ESTADO PRESENTE/ES: Ciodes expande atendimento no sul do Estado

O Centro Integrado de Operações e Defesa Social (Ciodes) expandiu ainda mais seu atendimento para a população sul capixaba.

A partir deste mês, os chamados para o 190 oriundos dos municípios de Jerônimo Monteiro, Alegre, Guaçuí, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço e São José do Calçado passam a ser atendidos pela equipe de Call Center especializada em atendimentos de emergências.

Esses municípios fazem parte da área de abrangência do 3º Batalhão no Caparaó e, até julho, não tinham seus chamados direcionados para a central do Ciodes.

O objetivo da medida é melhorar o tempo resposta das chamadas de emergências da região sul, que já conta com uma extensão do Ciodes desde 2010. Com a nova expansão, o Ciodes Sul poderá atender de forma integral às ocorrências da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal, Secretaria da Justiça e Polícia Rodoviária Federal.

Tudo isso, será feito em uma única estrutura física e digital, localizada na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, contando sempre com a mesma tecnologia e metodologia do Ciodes Metropolitano.

Antes da mudança, os chamados provenientes desses municípios eram atendidos por um profissional de atendimento e operação. Agora, o atendimento passa ser realizado por diversos atendentes, tornando o trabalho mais ágil e eficiente e diminuindo o tempo de resposta para as chamadas de emergência.

A integração dos órgãos envolvidos na Segurança Pública visa à otimização de recursos e a implantação de projetos, como o Alerta Vermelho, possibilitando economizar o tempo de atendimento das emergências, direcionando os recursos operacionais da forma mais exata possível.

“O objetivo da expansão é prestar o melhor serviço a quem precisar de uma resposta rápida da polícia e das outras forças de segurança.

Quem ganha é a população capixaba, que passa a ter mais agilidade no atendimento das ocorrências”, afirmou o diretor do Ciodes, coronel Marcio Celante. 

A ação será feita pela equipe de profissionais do Call Center da seguinte forma: o atendente receberá o chamado em tempo real, e logo em seguida encaminhará para o Despachador de Recursos Operacionais (DRO), que é o responsável pela alocação imediata das viaturas ou recurso necessário, por meio do Sistema de Radiocomunicação Digital.

Com a expansão do número de profissionais, esse tempo de atendimento será encurtado, levando um atendimento muito mais eficiente e ágil à população da região sul capixaba.

Segundo o comandante de Policiamento Ostensivo Serrano, tenente-coronel Emerson Bariani, a medida é vista como um grande avanço para a população dos municípios do sul do Espírito Santo, que a partir de agora terá uma equipe ampla e pronta para atendê-la.

“A medida proporcionará uma maior abrangência no número de ocorrências atendidas da região sul, o que na prática antigamente era feito com apenas um atendente, agora será feito com uma equipe de cerca de 20 profissionais.

O cidadão do sul do Estado terá muito mais facilidade para entrar em contato com a Polícia no 190, e isso de certa forma é excelente”, disse o tenente-coronel Bariani.

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