Página Inicial / Fiscalização / PCES prende no Estado de São Paulo suspeito por roubo em um prédio de luxo em Vitória

PCES prende no Estado de São Paulo suspeito por roubo em um prédio de luxo em Vitória

A Polícia Civil (PCES), por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), em operação integrada com a Polícia Civil de São Paulo, prendeu um suspeito de 22 anos, em Vila Prudente, Estado de São Paulo.

 

O detido é investigado em um crime que aconteceu no dia 11 de março, em um prédio em Vitória, com agressão a uma mulher grávida, de 29 semanas, usando uma chave de fenda.

O resultado da operação foi apresentado em coletiva de imprensa realizada, na tarde da última sexta-feira (16), na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, conta que o Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) agiu de forma rápida, prendendo o autor do crime.

 

“Utilizando de metodologias diferentes, eles estão consultando sites hospedados fora do país, elegendo suas vítimas por nacionalidades.

Eles gostam muito de furtar portugueses, árabes, judeus e chineses, que têm o costume de guardar joias e dinheiro em casa. Agora vamos buscar o restante e dar um ponto final nesses crimes aqui no Estado”, destacou Arruda. 

 

O chefe da Divisão de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio, delegado Gabriel Duarte Monteiro detalhou o modo de agir da organização criminosa.

 

“Os criminosos utilizam-se da falha humana, que  na maioria das vezes é dos seguranças do condomínio, que é quando os suspeitos avisam que estão indo à casa do morador, já sabendo o nome e o telefone da vítima. O porteiro, sem fazer contato com o morador, já permite a entrada desses criminosos” , disse.

 

E prosseguiu: “então, nós orientamos os condôminos, os porteiros e os servidores dos prédios, que redobrem a atenção, ainda mais nessa época de pandemia.

 

Não deixe a pessoa entrar no prédio antes de telefonar para o morador,  mesmo a pessoa alegando que é amigo ou parente”, orientou Monteiro.

Segundo a autoridade policial, durante o depoimento, o detido confessou o crime de roubo, sendo que já possui quatro passagens por furto qualificado e um roubo.

 

O crime

O crime aconteceu no dia 11 de março, em um prédio, no bairro Enseada do Suá, em Vitória. A vítima, uma mulher grávida, de 29 semanas, foi covardemente agredida com uma chave de fenda.

“Os criminosos chegaram em três aqui no Espírito Santo em um carro roubado em São Paulo. Frustrados por não conseguirem adentrar nos apartamentos selecionados, o criminoso se dirige a cobertura, por ele tocar a campainha e ninguém responder, o criminoso acreditou que ninguém estivesse na cobertura, então ele arrombou com uma chave de fenda e entrou”, explicou o responsável pela Delegacia Especializada de Segurança Patrimonial (DSP), delegado Gianno Trindade.

 

Segundo Trindade, no primeiro quarto que o suspeito entra, ele se depara com uma mulher grávida de 29 semanas, que ao ver o suspeito, grita.

“O suspeito parte pra cima dela, com uma chave de fenda de 30 centímetros, causando lesões na coxa e no braço da vítima.

E dentro da mesma casa, estava a mãe da vítima, que ao ouvir o grito da filha, correu para ajudá-la. O suspeito então, submeteu que uma amarrasse a outra com cadarços de tênis, passando a exigir onde estariam o dinheiro e as joias da casa”, relatou o delegado.

 

A PCES investiga ainda se é uma ou mais organizações criminosas conexas que agem do mesmo modo operandi. 

 

“A investigação começou no ano de 2019, com trocas de informações em vários estados brasileiros, principalmente com a PCES do Estado de São Paulo, que já prendeu cinco indivíduos, por furtos qualificados”, informou o chefe da Divisão Patrimonial, delegado Gabriel Monteiro.

Você pode Gostar de:

Pesquisadores alertam para riscos de crianças expostas a telas

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) alertam para os riscos da alta exposição …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *