Página Inicial / Geral / PF combate fraude em fundo municipal previdenciário

PF combate fraude em fundo municipal previdenciário

Brasília/DF – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (25/2) a Operação Lux, com o objetivo de investigar possível gestão fraudulenta de fundos do instituto municipal de previdência de Luziânia/GO. Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão.

Segundo a investigação, recursos do instituto municipal foram retirados de um fundo sólido para ativos de risco. A transferência desses investimentos do fundo previdenciário para uma empresa composta por ativos “podres” coloca em risco a futura aposentadoria dos servidores, uma vez que não há perspectiva de rentabilidade dos ativos. Os valores do investimento apurados na investigação ultrapassam os R$ 5 milhões.

Esses fundos já foram objetos de outras investigações, em que o mesmo modus operandi foi identificado: a empresa de gestão de fundos de investimentos utilizava lobistas para captar clientes e negociar com eles em seu nome. Esses lobistas ficavam encarregados de oferecer o pagamento indevido de benefícios aos clientes, como forma de convencê-los a fechar o negócio com a empresa.

Os investigados, caso confirmadas as suspeitas, podem responder pelos crimes de gestão fraudulenta, disposto no art. 4º da Lei nº 7.492/86; participação em organização criminosa, insculpido na Lei 12850/2013 e lavagem de dinheiro, presente na Lei 9613/98. A condenação por tais crimes pode ultrapassar os 30 anos de reclusão.

Fonte/Foto: Comunicação Social da Polícia Federal no Distrito Federal

 

Você pode Gostar de:

OPERAÇÃO DA PF: desarticula organização criminosa e apreende mais de 600 kg de maconha

Brasília/DF – A Polícia Federal deflagrou, com apoio da PMDF e PMGO, no sábado (17/4) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *